Inscrições prorrogadas até 09/08

  • por

Devido à intensa procura, a comissão organizadora do evento decidiu prorrogar até o dia 09 de agosto o prazo para submissão de trabalhos para o II Congresso da Associação Latino-americana de Ciências de Esporte, Educação Física e Dança.  Estão disponíveis as últimas vagas para o congresso, que reunirá importantes palestrantes da América Latina e Europa que discutirão o panorama, fronteiras e desafios da Educação Física pelo mundo, em particular na América Latina. As inscrições podem ser feitas neste link.

Podem ser enviados trabalhos nas modalidades resumo expandido e pôster nos eixos temáticos esportes de alto rendimento, educação física inclusiva, atividade física e saúde, dança escolar e esportiva, gestão do esporte e esporte. O prazo de inscrição para ouvintes vai até o dia 30 de agosto. Na programação, conferências e mesas redondas buscarão traçar paralelos da Educação Física na América Latina e na Europa, demonstrando as diferenças e similitudes do desenvolvimento desta área nos dois continentes. A conferência de abertura será ministrada pelo presidente da Asociación Latinoamericana de Ciencias del Del Deporte la Educación Física y la Danza (Alcided), prof. Dr. Oswaldo Ceballos que fala sobre “Educação Física na América Latina”. Em seguida, uma mesa-redonda intitulada “Fronteiras do conhecimento na Educação e Esporte na América Latina” reúne pesquisadores do Brasil, México e Colômbia para tratar do tema.No dia seguinte, o vice-presidente do International Council for Sport Science and Physical Education (ICSSPE) Walter Ho, retoma as atividades do congresso com conferência sobre “Qualidade da Educação física e preocupação mundial: caminhos adiante e desenvolvimento futuro”. O presidente internacional da iniciativa “Play the Game”, Jens Sejer Andersen ministra conferência em seguida sobre “Gestão do Desporto Mundial: reforma ou revolução?” em que falará sobre polêmicas da FIFA, governança esportiva e manipulação de resultados.

Mesa-redonda com a temática de “Política de Inclusão Escolar” reúne entre os principais convidados a representante do Brasil, Martinha Clarete Dutra, Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC, além representantes da Venezuela como Rosa Lopez D’Amico, presidente da International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women (IASPEGW), associação que luta pela inserção feminina no esporte.

No último dia, o prof. Dr. Jonh Saunders ministra conferência intitulada “Uma Educação Física relevante para o mundo hoje – reconhecendo desafios globais e identificando soluções locais” que busca traçar os principais pontos para fortalecer essa área do conhecimento. Todas as palestras proferidas por conferencistas internacionais terão tradução simultânea.Outras mesas redondas, além de oficinas gratuitas visam dar oportunidade aos congressistas de trocar conhecimentos e ampliar horizontes na sua área de estudo. Demonstrando toda representatividade brasileira no cenário mundial, durante o pré-congresso, entre os dias 12 e 14 de setembro, Juiz de Fora recebe ainda a delegação internacional do International Council of Sport Science and Physical Education (ICSSPE) para sua reunião anual. Serão aproximadamente 30 renomados pesquisadores internacionais que estarão reunidos no Brasil para traçar estratégias internacionais de divulgação, disseminação e troca de conhecimentos no campo do esporte, ciências do esporte e educação física.